·
- · ENTREVISTA
Londrina é uma cidade pacífica para alguns e violenta para muitos, recentemente não só Londrina como todo o norte do Paraná vem sofrendo com a violência, não só nas ruas como também nas escolas e domicílios.
Através de conversas com policiais militares e da guarda municipal, pude compreender que Londrina possui mais problemas do que vemos nos meios de divulgação. Como no Brasil a maior causa de mortes violentas ocorre com armas de fogo pensei em conversar com os jovens sobre a campanha do desarmamento no país. Fazendo isso percebi que muitos concordam com esta campanha e alegam que não devemos nos defender com as próprias mãos, pois o Estado tem o dever de nos fornecer segurança, já o outro lado acredita que o Estado não seja competente ao ponto de nos defender, por isso devemos nos prevenir.
Em Londrina não ocorrem seqüestros ou assassinatos de grande escândalo, diferente das grandes capitais do país. Em Londrina ocorrem muitos furtos, mas estes são de baixa violência física para com a vitima, mas em londrina recentemente vem crescendo o número de assaltos e furtos envolvendo mortes devido à reação ao ato criminoso vem crescendo também o numero de latrocínios em Londrina ( latrocínio é um homicídio derivado de um roubo) e também ocorreram alguns casos de suicídio no norte do Paraná em demasia, mas tal informação não pode ser divulgada pela mídia a fim de não incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Percebe-se então um aumento significativo na violência não só da cidade de Londrina como todo o norte do Paraná, e tal empecilho só poderá ser resolvido com o investimento tanto do poder municipal como estadual na segurança da população no combate à violência.
- · Onda de violência faz nova vítima em Londrina
Comerciante da região leste da cidade foi morto por um adolescente armado em uma tentativa de assalto por volta das 13h30 desta quarta-feira (21)
21/04/2010 | 17h07min Fábio Luporini, Jornal de Londrina
Através da falta de segurança pública atrocidades como esta são cometidas por toda a cidade, como nada se faz para que haja uma melhora nos veículos policiais ou fiscalização ou maiores oficiais ou melhora de equipamento por parte da prefeitura e do governo estadual os índices de criminalidade foram altos neste período na cidade de Londrina.
- · Londrina sofre onda de violência e chega ao “fundo do poço”, diz Conselho
Para o presidente do Conselho de Segurança, segurança pública na cidade chegou ao limite e exige “ações de choque do Estado”. Somente nos últimos sete dias, foram registrados dez mortes violentas e três ataques a ônibus
15/04/2010 | 00h00min Daniel costa, Jornal de Londrina
Como evidenciado na reportagem a cidade de Londrina enfrentou uma "onda" de violência de 6 a 13 de abril onde houveram grandes crimes. Estes foram cometidos, segundo o presidente do Conselho de Segurança, devido a falta de temor dos criminosos para com a força policial da cidade, de fato isto ocorre, mas no mesmo sentido em que ocorre o descaso com a segurança pública, assim facilitando as ações criminosas na cidade.
· Norte vive explosão de violência
Ônibus incendiados ataque a quartel da PM, além de homicídios, latrocínios e crescimento na apreensão de drogas destoam da antiga imagem de região pacata do Paraná
Publicado em 30/04/2010 | GUILHERME VOITCH E HÉLIO STRASSACAPA, COLABORAÇÃO DE DANIEL COSTA| gazeta do povo
Esta reportagem mostra como o governo estadual tem uma falta de compromisso para com suas cidades, provocando de tal modo, mesmo que indiretamente, uma onda de violência que se espalhou por todo o norte do estado, causando assim grandes transtornos e aumentando o índice de violência não apenas das cidades, mas também do estado.
· Homem é esfaqueado pelo sobrinho durante briga na zona norte de Londrina
Pauline Almeida com informações de Samuel Ribeiro, O Diário.com
Devido também a ignorância da população muitos casos de violência acabam se tornando ridículos e professam uma imagem negativa da cidade do mesmo modo como os crimes bem planejados e violentos, não isentando de culpa os autores de ambos os crimes. Se Londrina deseja se tornar mais conhecida no cenário nacional deve se preocupar com isso.