quarta-feira, 14 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
REPORTAGEM
A matéria da entrevista foi baseada no grande e trágico acontecimento da 2ª Guerra Mundial, por isso resolvi esclarecer algumas dúvidas com as quais me deparei quando questionei as pessoas sobre o conflito. Para isto entrevistei o professor Adevair do Colégio PGD para que ele pudesse nos proporcionar uma melhor compreensão de nossa história.
ENTREVISTA:
Guns & Wars: você acredita que haverão guerras de grande genocídio?
Adevair: não acredito nisto, porque o cenário da primeira metade do século XX foi um cenário de violência e turbulência onde não havia direitos humanos, então não acredito em uma guerra de tamanha envergadura, haja vista que no término da 2ª Guerra Mundial em 1945 surgiu a ONU e em 1948 os direitos humanos da ONU que não permitem tamanha violência, então as guerras agora serão mais localizadas e de menor envergadura.
Guns & Wars: o Brasil teve alguma participação significativa em alguma vitória no campo de batalha?
Adevair: sim, junto com os americanos na Itália, muito embora o Brasil participe no final da 2ª Guerra Mundial quando o eixo já estava enfraquecido, como em Monte Castelo por exemplo.
Guns & Wars: De todos os países que participaram da 2ª Guerra Mundial qual foi o determinante para a derrota do nazismo?
Adevair: Por mais que os americanos digam que foram eles nós não acreditamos nisto, realmente foi a URSS, claro que há uma série de elementos que explicam a derrota do nazismo, mas a importância da URSS foi fundamental.
Guns & Wars: o Japão obteve grandes conquistas territoriais na parte asiática do conflito?
Adevair:a partir do final do século XIX e início do século XX o Japão partiu para uma corrida imperialista, para uma expansão, haja vista que naquela região há um ódio muito grande dos países vizinhos em relação ao Japão, pois ele tem uma política imperialista, de expansão e de domínio, porém no final da 2ª Guerra Mundial quando ocorreram as bombas atômicas, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, em Hiroshima e Nagasaki, o Japão vai perder essa influência, por isso nós entendemos que o Japão foi um dos derrotados por conta das bombas atômicas e a perda desses territórios
Concluindo a 2ª Guerra Mundial foi determinante para a construção do mundo que temos hoje, isso nos mostra que a história do passado sempre forma o hoje e o amanhã.
Assinar:
Postagens (Atom)